CRMV-ES publica Relatório de Gestão de 2024
Criação dos setores de Eventos, realização do I Capixaba Vet e implementação do setor de Controladoria foram algumas das ações do ano
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Espírito Santo (CRMV-ES) publicou, nessa segunda-feira (31/03), o Relatório de Gestão de 2024. O documento faz parte da prestação de contas anual apresentada aos órgãos de controle interno e externo, bem como à sociedade, e reúne informações sobre as diversas ações institucionais desenvolvidas ao longo do ano.
A elaboração do Relatório de Gestão está prevista no parágrafo único do art. 70 da Constituição Federal e segue as orientações do Tribunal de Contas da União (TCU) e do órgão de controle interno, conforme Instrução Normativa (IN-TCU) nº 84, de 22 de abril de 2020, e da Decisão Normativa (DN-TCU) nº 198, de 23 de março de 2022.
Gestão e Planejamento Estratégico
Em 2024, a chapa eleita no ano anterior para a gestão 2024/2027 do CRMV-ES, conhecida como “Experiência e Transparência” e liderada pelo presidente José Carlos Landeiro, tomou posse e começou suas atividades.
Durante o ano, foi iniciada a implantação do Setor de Controladoria, com o objetivo de fortalecer as boas práticas de gestão. Sua finalidade será acompanhar e avaliar aspectos essenciais da administração, como gestão de pessoas, contábil, orçamentária, financeira, patrimonial, institucional e de controles internos.
Também foi formulado um planejamento estratégico para 2025, focado nos pilares de valorização, orientação, fiscalização, transparência e reconhecimento. Servidores, Diretoria Executiva e conselheiros construíram juntos 60 projetos entre as perspectivas: Institucional; Sociedade; Institucional/Estratégico; Processos Internos; Processos Finalísticos. Confira aqui.
Fiscalização
A fiscalização do CRMV-ES é referência dentro do Sistema CFMV/CRMVs. A chefe do setor, Talita Calegário, é membro do Grupo de Trabalho de Fiscalização do CFMV e, em 2024, seu trabalho foi cedido de forma temporária ao CRMV-AC, para contribuir a realização de diligências e ações fiscalizatórias.
Durante o ano, o Setor de Fiscalização do CRMV-ES apurou 100% das denúncias recebidas. O setor também aprimorou a utilização do sistema Inofisc, ferramenta que possibilita uma aproximação dos profissionais com a autarquia, e agora contará com a inclusão da possibilidade de autuação por ausência de Responsável Técnico de forma remota.
Comunicação e Eventos
Fortalecer a comunicação do Conselho esteve entre as ações estratégicas do último ano e no planejamento para 2025, a fim de estreitar os laços com os profissionais da Medicina Veterinária e da Zootecnia, com instituições e com a imprensa, e divulgar informações importantes por meio de diferentes formatos e plataformas.
Em 2024, foi criado o Setor de Eventos, com a principal missão de reformular e a organizar seminários, encontros técnicos e cursos de capacitação. “Essa iniciativa reflete a compreensão de que a constante educação e atualização são ferramentas fundamentais para o avanço das profissões e o fortalecimento da nossa classe”, destaca José Carlos Landeiro, atual presidente do CRMV-ES.
1º Capixaba Vet
Em 2024, a gestão organizou e realizou o 1º Capixava Vet, evento de três dias que contou com a participação de 14 palestrantes renomados da Medicina Veterinária, proporcionando aos profissionais do setor uma oportunidade ímpar de se atualizarem sobre as mais recentes tendências e inovações no campo. O encontro reuniu estudantes e profissionais da Medicina Veterinária, além de representantes de órgãos de saúde do ES.
A segunda edição do evento está prevista para 2025.
Perspectivas
Para 2025, o CRMV-ES seguirá com as missões de fortalecer e valorizar a Medicina Veterinária e a Zootecnia; estreitar laços com a sociedade, instituições de ensino e entes públicos; aproximar o Conselho dos profissionais; ampliar a transparência pública e o fluxo de trabalho interno; apoiar o protagonismo das Comissões Técnicas; e aperfeiçoar a fiscalização, com capacitação e treinamento e aumento das ações fiscalizatórias, cumprindo com o que determina o Plano Nacional de Fiscalização (PNF).
A criação e implementação dos setores de Comunicação e Assessoria Técnica médica-veterinária foi iniciada já em janeiro de 2025, como parte das ações estratégicas previstas. A Assessoria de Comunicação (Ascom) tem, entre suas atribuições, estreitar laços com a sociedade, instituições de ensino e entes públicos, aproximar o Conselho dos profissionais e auxiliar na disseminação de informações relevantes e no fortalecimento da transparência pública. Já a Assessoria Técnica oferecerá pareceres e análises em questões técnicas, prestando suporte aos setores, contribuindo com projetos e atendendo às demandas da gestão da autarquia.
O Relatório de Gestão 2024 traz também informações financeiras, orçamentárias e contábeis, e reforça o compromisso do CRMV-ES com a eficiência, a transparência pública e a valorização da Medicina Veterinária, da Zootecnia e dos profissionais no estado do Espírito Santo.