CRMV-ES se reúne com médicos-veterinários que atuam nas secretarias de bem estar animal no Espírito Santo
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo (CRMV-ES) se reuniu, nesta sexta-feira (04), com médicos-veterinários que atuam nas secretarias de bem-estar animal nas prefeituras do Espírito Santo. O objetivo foi debater questões e competências privativas da profissão na questão tratada.
A reunião contou com representantes dos municípios de Água Doce do Norte, Anchieta, Aracruz, Cariacica, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Marataízes, Piúma, Serra, Vila Velha e Vitória.
O encontro foi conduzido pela presidente do CRMV-ES, Virginia Emerich, e abordou a verificação de pontos essenciais na questão das denúncias e apuração das situações de bem-estar animal.
Na ocasião, o médico veterinário Celso Christo, diretor de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Vila Velha, defendeu que é importante que os municípios busquem o CRMV-ES para que os projetos fiquem alinhados de acordo com a resolução 008/2022. “Esse é o momento de darmos as mãos, pois estamos aqui defendendo uma classe. A nossa profissão precisa ser valorizada. Hoje, nós que somos médicos veterinários e gestores precisamos entender a importância do médico veterinário”, citou.
A presidente do Conselho acredita que estar em contato com os médicos veterinários, gestores, gerentes e secretários da pasta é importante para alinhar os feitos entre os municípios e compartilhar experiências:
“O programa de bem-estar animal é recente nos municípios, por isso a gente quis trazer hoje, à convite do conselho, para dividir experiências, possibilitando também que os modelos sejam compartilhados para aprimoramento”, disse Virginia Emerich.
A presidente também chama atenção para os deveres do responsável técnico em alguns pontos importantes da profissão, bem como da responsabilidade técnica e dos programas que são executados. Também foi ressaltada a necessidade chamar a responsabilidade do gestor quanto às atividades privativas do médico veterinário, que devem ser asseguradas pelo município.
“A reunião teve uma participação expressiva não só em números, mas em conteúdos abordados. É um pontapé para um conjunto de ações voltadas para o bem-estar animal, que envolverá seminários educativos ainda neste semestre, para a contribuição na formação do médico veterinário que está atuando neste programa”, finalizou.