CRMV-ES parabeniza Médicas Veterinárias e Zootecnistas no Dia Internacional da Mulher
Neste dia, é indispensável ressaltar a importância das mulheres atuantes na Medicina Veterinária e na Zootecnia, bem como os avanços e desafios vividos por essas profissionais nos últimos anos. Segundo o último censo publicado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), em 2020, havia no Brasil 78,1 mil médicas-veterinárias brasileiras cadastradas, número que representa 54% do total de profissionais, enquanto os homens correspondem a 46%.
Em contrapartida, os homens ainda são a grande maioria na Zootecnia. Neste mesmo censo, consta que os homens são responsáveis por 67% das inscrições de 2020, contra 33% das zootecnistas.
Dos 14 servidores do Conselho Regional, 7 são mulheres, além de mais 1 terceirizada e 1 estagiária. Especialmente, o CRMV-ES teve a honra de dar um passo no sentido de ser um Conselho que valoriza a liderança feminina. A Médica Veterinária Virgínia Emerich é a primeira mulher eleita Presidente do CRMV-ES. A presidente afirmou que se sente honrada de ocupar o cargo:
“Me sinto honrada em representar o CRMV-ES no cenário estadual e nacional. Sabemos que a liderança feminina ainda enfrenta muitos desafios, sobretudo em posições que são majoritariamente ocupadas por homens. Atualmente no conselho, metade dos cargos efetivos são ocupados por mulheres e se somados aos estagiários e prestadores de serviço, as mulheres compõem a maioria do quadro funcional da autarquia. É uma alegria acompanhar o desenvolvimento e o despertar de cada uma. Acredito muito no potencial e de como a participação das mulheres é fundamental para uma equipe.”, afirmou.
No estado, até 2018 o número de mulheres médicas veterinárias e zootecnistas era inferior ao número de homens. No entanto, a partir de 2019 as mulheres passaram a representar um número cada vez mais significativo de inscrições. Nos últimos 4 anos, por exemplo, as médicas veterinárias realizaram mais inscrições no Conselho do que os homens.
Gabriella Damacena, primeira mulher a exercer o cargo de Agente de Contratação/Pregoeira do CRMV-ES, comentou sobre como alguns segmentos que requerem maior esforço físico eram considerados masculinos, mas que aos poucos a situação tem mudado e as mulheres têm ocupado esse espaço:
“Assim como ocorre em muitas profissões, penso que existia uma percepção equivocada de que se tratava de um mercado mais voltado para homens, principalmente em segmentos em que há maior necessidade de esforço físico. Mas com o tempo as mulheres foram conquistando cada vez mais seu espaço, demonstrando que tem competência e capacidade técnica mais que suficiente para não só atuarem, mas serem referência na área.
Atualmente, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo (CRMV-ES) possui 1667 médicas veterinárias cadastradas e 1271 médicos veterinários. Em relação a Zootecnia, os números ainda precisam melhorar, são 40 mulheres zootecnistas cadastradas em relação a 88 homens zootecnistas.
Para Natali Barbosa, Conselheira suplente do CRMV-ES, ainda existem dificuldades a serem enfrentadas: “Os desafios para as mulheres no mercado de trabalho, não só na veterinária, ainda são a discriminação e o falso julgamento de não atendermos as necessidades como os homens. Mas é algo que tem mudado cada vez mais.”, apontou
Da mesma forma, Gabriella Agra também relatou sobre seu cotidiano como médica veterinária. Atualmente Gabriella atua mais diretamente na área da odontologia equina e contou sobre a importância da representatividade feminina no campo:
“Acho que a presença da mulher no campo possui uma representatividade muito bacana até mesmo para que esse tabu de antigamente seja quebrado e que a gente tenha cada vez mais respeito e lugar no mercado de trabalho. Para que as nossas futuras gerações não fiquem com esse medo é essa insegurança.”, compartilhou.
O CRMV-ES homenageia todas as mulheres, reconhece a importância da trajetória profissional de cada uma de vocês e ressalta o comprometimento na luta por uma sociedade mais igualitária de respeito e dignidade para todas as mulheres.