CRMV-ES envia ofício à SEDU para pleitear a inclusão do Médico-Veterinário e Zootecnista em processo seletivo da Educação
Cumprindo sua atribuição de orientar, supervisionar e disciplinar as atividades relativas às profissões, além da fiscalização, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo – CRMV-ES notificou a Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo para a inclusão do Médico-Veterinário e Zootecnista em processo seletivo.
O Edital n.º 037/2020, publicado em 20/12/2021, estabelece normas para seleção e contratação de profissionais para atuação em cursos de EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO, por área de conhecimento (…) com exercício nas escolas públicas estaduais.
Contudo, como pré-requisito para participação do processo seletivo referente as áreas de agronegócio e agropecuária, tanto o Médico-Veterinário como Zootecnista, entre 13 profissões, foram esquecidos.
Não resta dúvidas que os dois profissionais possuem em sua formação a competência necessária para lecionar qualquer matéria que envolva agropecuária e agronegócio, isso porque essas atividades estão dentro de seus escopos legais de atuação.
Na verdade, pode-se dizer que o Médico-Veterinário e o Zootecnista como nenhum outro profissional detém o conhecimento especializado nessas matérias, pois elas são as bases constitutivas das suas formações e o elemento salutar nas suas atuações profissionais cotidianas.
Dessa forma, oficiou a SEDU para pleitear a justa inclusão do Médico-Veterinário e Zootecnista no referido processo seletivo.