CRMV-ES realiza cerimônia de entrega da carteira profissional para 45 novos profissionais
O Conselho Regional de Medicina Veterinário do Estado do Espírito Santo – CRMV-ES realizou nessa quinta-feira (9) a última cerimônia de entrega da carteira profissional de 2021.
O evento foi realizado de forma virtual e contou com a presença de 41 novos médicos-veterinários e quatro novos zootecnistas.
À frente da solenidade esteve Virginia Teixeira do Carmo Emerich, presidente do CRMV-ES, que contou com as participações especiais de Alba Luisa Pereira Ribeiro Said, Auditora Fiscal Federal Agropecuária do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Luciana Caldas Zetun, Subgerente de Epidemiologia e Análise de Risco e Raoni Cezana Cipriano, Gerente de Defesa Sanitária e Inspeção Animal, servidores do Instituto de Defesa Agropecuária do Espírito Santo (Idaf).
Os novos profissionais puderam se apresentar e dizer a área de atuação. Em seguida, a médica-veterinária Alba abriu o evento, abordando a importância do médico veterinário e zootecnista no contexto da produção pecuária do país, quer seja junto aos programas sanitários, inspeção de POA, insumos pecuários, bem estar animal, entre outros. Lembrou aos novos colegas, como é importante todo o conhecimento obtido na fase de formação profissional e que os próximos anos, apesar de repletos de desafios, serão também momentos de grande aprendizado e realizações.
Por sua vez, o médico-veterinário Raoni destacou a parceria CRMV-ES e IDAF: “Foi um prazer participar do evento de entrega das carteiras profissionais aos médicos-veterinários e zootecnistas. A parceria entre o Idaf e o CRMV-ES é muito importante, pois promove a integração das atividades das instituições, além de criar um canal direto de comunicação entre os profissionais do setor público e privado”, concluiu.
A médica-veterinária Luciana se manifestou sobre a importância da defesa em saúde animal: “É uma satisfação estar aqui, representando o Idaf e tendo a oportunidade de dar as boas-vindas aos novos médicos-veterinários. Essa parceria com o CRMV-ES é primordial para que possamos levar aos novos profissionais o conhecimento de uma área importante da Medicina Veterinária, que é a saúde pública e a defesa em saúde animal”, concluiu.
Por fim, a presidente do CRMV-ES, médica-veterinária Virginia fez uma breve apresentação sobre as responsabilidades do CRMV-ES e o papel fiscalizador da instituição, os desafios do Conselho diante do exercício ilegal na medicina veterinária e zootecnia, a diferença de associação e sindicato, um histórico sobre as causas de processo ético e a importância do Responsável Técnico assumir seu papel dentro dos estabelecimentos.