Acompanhe as ações do CRMV-ES para a vacinação (contra a COVID19 e influenza)
Acompanhe as ações do CRMV-ES para a vacinação (contra a COVID-19 e Influenza) dos Médicos-Veterinários no Espírito Santo:
- Abril – Justiça arquiva mandato de segurança movido pelo CRMV-ES em desfavor da SESA-ES para garantir a vacinação dos Médicos-Veterinários, por entender que não é competência de um conselho profissional reivindicar direitos classistas.
- Maio – Diretoria do CRMV-ES protocola pedido junto a SESA-ES para que, findada a vacinação no grupo de risco, incluam-se os Médicos-Veterinários no rol de profissionais de saúde sem critério por faixa etária. Estendendo o pedido, também, para a vacinação contra influenza.
A Presidente do CRMV-ES, Dra. Virgínia Emerich, reiterou que possuímos 2.441 Médicos-Veterinários no Estado e que parte deles já foi vacinada, demonstrando o baixo impacto na inclusão destes profissionais no calendário de vacinação dos municípios. Destacou ainda a importância da nossa profissão na manutenção dos serviços classificados como essenciais e na atuação em segmentos voltados para o abastecimento de alimentos à população (defesa sanitária, vigilância sanitária, inspeção de POA) assim como no fomento do agronegócio capixaba, importante pilar do desenvolvimento econômico do Estado.
Solicitamos a SESA o número de profissionais vacinados por município, a fim de enviar oficio aos 78 municípios do Estado, demonstrando o baixo impacto da inclusão do Médico-Veterinário no calendário de vacinação.
Estamos trabalhando em unidade com o CFMV, pleiteando a correção ou revogação do ofício circular nº 57, que exclui os Médicos-Veterinários do rol de profissionais de saúde a serem vacinados no Plano Nacional de Imunização contra COVID-19.