Como funciona a Medicina Veterinária integrativa?
A terapia integrativa tem por objetivo tratar o paciente de forma integral, visando o equilíbrio do organismo em todos os níveis e considerando não apenas a doença em si mas a personalidade do paciente, ambiente em que vive, estilo de vida e rotina, alimentação e história de vida. Esse conceito está revolucionando o tratamento de cães, gatos e pets exóticos, sendo usado até em grandes animais.
Nas últimas décadas a medicina veterinária evoluiu bastante, buscando novas práticas nos cuidados com os animais, encarando-os sob o aspecto individual de forma mais ampla, levando em conta também aspectos sociais e emocionais e muitos Médicos-Veterinários tem se especializado em áreas como fitoterapia, aromaterapia, medicina tradicional chinesa e homeopatia.
Essas técnicas/especialidades podem ser usadas em conjunto com a terapia convencional e alopática ou como tratamento específico, sendo muitas vezes combinadas entre si para obtenção de melhores resultados, trazendo maiores benefícios para a saúde global e para o bem-estar do paciente.