CRMV-ES repudia a divulgação de testes laboratoriais e máscaras para pets
O Conselho de Medicina Veterinária do Estado do Espírito Santo (CRMV-ES) alerta para a divulgação de venda de testes laboratoriais e máscaras protetoras para pets. Informamos que tal iniciativa surge para alarmar tutores de cães, gatos e outros animais de estimação, bem como obter vantagens.
⠀
Como já informado pelo CRMV-ES, em conjunto com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), não há evidências, segundo a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e outros órgãos oficiais no País e no mundo, de que os animais de estimação desempenham algum papel na disseminação da doença provocada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), pois não são transmissores da Covid-19. ⠀
O Conselho repudia veemente esse tipo de divulgação que vai na contramão da tentativa de conscientizar a população sobre o controle e a prevenção da Covid-19. Vale reforçar que a divulgação de assuntos profissionais de forma sensacionalista, promocional, de conteúdo inverídico ou sem comprovação científica fere o artigo 8, inciso VIII do Código de Ética do Médico-Veterinário, passivo de punição.
⠀
Ao receber informações deste teor ou tiver acesso, entre em contato com o CRMV-ES pelo e-mail [email protected] e denuncie o estabelecimento ou profissional que fizer esse tipo de propaganda.
Assessoria de Comunicação do CRMV-ES