Treinamento para RTs de programas municipais de castração foi pauta de reunião com representantes da Seama
Bem-estar animal, valorização do profissional médico-veterinário e prestação de serviços de qualidade são princípios que norteiam as ações
Nessa quarta-feira (16/04), o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Espírito Santo (CRMV-ES) recebeu o subsecretário da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), Victor Ricciardi, e a médica-veterinária da secretaria, Aline de Castro Alvarenga, para uma conversa sobre parcerias e ações em prol do bem-estar animal.
Além desse ser mais um passo para estreitar as relações entre as instituições, a reunião, promovida pelo Conselho, teve como objetivo apresentar e reunir apoio para o fortalecimento do projeto institucional que visa o treinamento de Responsáveis Técnicos (RTs) de prefeituras municipais promotoras ou participantes de programas ou projetos de controle populacional de cães e gatos no ES. A ideia é trazer conteúdo teórico e prático, seguindo as diretrizes da Resolução do CFMV nº 1596/2024.
Para maior eficiência e início direcionado desse projeto, o CRMV-ES iniciou em janeiro o mapeamento das prefeituras e das ações de controle populacional que estão sendo realizadas ou idealizadas pelos municípios. Também foram solicitadas as devidas Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) para os municípios que estão com projetos atuantes.
Hoje, uma das formas encontradas pelos municípios para realizar castrações é por meio do acesso ao programa PetVida, uma iniciativa da Seama, visando gerenciar as populações de cães e gatos em situação de vulnerabilidade ou abandono, e promover o bem-estar e a proteção dos animais no Estado do Espírito Santo. A adesão dos municípios ao programa não é obrigatória, mas já tem sido reconhecida no cenário capixaba e nacional como uma das principais políticas públicas direcionadas para o tema.
O médico-veterinário e vice-presidente do CRMV-ES, Rodolpho Barros, pontuou a necessidade identificada pelo Conselho de promover o treinamento, com o intuito de instruir, aprimorar e exigir a qualidade dos serviços prestados, de modo a zelar pelo bem-estar animal.
“Precisamos instruir tanto o profissional RT já atuante, como aquele que por acaso tenha interesse ou venha a iniciar na área, para que eles possam melhor compreender as particularidades das atividades profissionais, de responsabilidade técnica e/ou administrativa que lhes competem, e desse modo, possam estar mais seguros para promover e exigir a execução de serviços de qualidade, seguindo as diretrizes da Resolução do Conselho Federal”, comentou.
O bem-estar animal é um assunto cada vez mais relevante não só para profissionais da área, mas para todos, considerando as diversas mudanças que vêm ocorrendo na sociedade. E a participação ativa de municípios e do estado nessa pauta se torna fundamental.
Como representantes do Conselho, também participaram da reunião o assessor da presidência, André Amaral, a chefe do Setor de Fiscalização, Talita Calegário, a chefe do Setor de Eventos, Natália Luchini, e o assessor técnico, Andreey Teles.
O treinamento dos RTs está previsto para o início de junho, em Vitória. Mais informações sobre a ação serão divulgadas em breve.