Fala Vet: Maria da Glória Alves Cunha, Médica Veterinária
A capixaba e Médica Veterinária Dra. Maria da Glória Alves Cunha CRMV-ES 0264, formada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), se orgulha do trabalho realizado no Estado, em especial, em Jacaraípe, no município da Serra. Ex-presidente do CRMV-ES, ela fala das descobertas dentro da profissão, dos desafios, da satisfação que a Medicina Veterinária proporciona até hoje e da relevância para a saúde pública.
História
A Médica Veterinária iniciou a vida profissional em Várzea da Palma, no Norte de Minas Gerais (MG). Foi residente em uma fazenda na área de Equinos, com a Raça Campolina, onde atuou em clínica geral, reprodução, manejo, formulação de ração, formação de pastagem, organização de leilão (na fazenda), administração da área de equinos.
Em solo capixaba, trabalhou com animais de grande porte na função de residente em fazenda com bovinos, bubalinos, equinos e muares na localidade de São Mateus, no Norte do Espírito Santo. No local, desempenhou ainda atividades de clínica geral, reprodução, manejo, formulação de ração, formação de pastagem e administração.
Iniciou na Medicina Veterinária autônoma com foco no atendimento em equinos, na Grande Vitória, até receber o convite, há 28 anos, do amigo e Médico Veterinário Dr. Ademir Lazari, para fazer parte de sua equipe em seu consultório. “Na época, meu grande amigo me orientou quanto às dificuldades em uma mulher atuar com animais de grande porte no Estado. Cheguei a pensar em retornar para Minas Gerais, mas o amor pelo Espírito Santo e pelo mar me fizeram ficar e aceitar o convite de trabalhar no consultório”, diz Maria da Glória, que após um ano na atividade, abriu o seu próprio consultório.
Foi em Jacaraípe, no local em que passou sua infância, que a Médica Veterinária abriu seu consultório. No início, trabalhou com animais de pequeno porte e com cavalos – o que segundo ela foi muito agradável e divertido, receber, por vezes, cavalos entrando na área do seu consultório. Com o tempo e a dedicação à clínica de pequenos animais o amor e a gratidão pela área cresceram, mostraram que valeu a pena toda a dedicação e o quanto a Medicina Veterinária é grande, variada e gratificante.
A vivência da profissão permitiu a Dra. Maria da Glória o engajamento em importantes entidades de classe como o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo (CRMV-ES), nos cargos de presidente, vice-presidente, tesoureira e conselheira, na Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais do Espírito Santo (Anclivepa-ES) como vice-presidente, presidente, secretária, tesoureira, diretora científica e na Sociedade de Medicina Veterinária do Espírito Santo (Someves) na função de vice-presidente e presidente.
Em 31 anos de profissão, regado de profissionalismo, rigor, ética, responsabilidade, respeito e dedicação, a Dra. Maria da Glória atua no atendimento de pequenos animais na clínica médica geral, homeopatia, acupuntura, fisioterapia e bem estar animal. Além disso, se dedica à organização de proteção animal Associação dos Amigos dos Animais (ADADA), com a proposta de demonstrar que a Medicina Veterinária pode estar presente, de maneira ética, na área de proteção animal e sem envolvimento de seu estabelecimento, pois ambos podem ser vistos separadamente com o mesmo propósito, saúde e bem estar.
“A Medicina Veterinária ocupa uma posição de extrema importância na sociedade, pois atuamos no bem estar, saúde, desenvolvimento de genética animal, aprimoramento das raças, tecnologia, pesquisas, comportamento animal. Somos importantes na formação de opinião junto à sociedade. Temos que, cada dia mais, mostrar a força da nossa profissão e o quanto ela é importante. Somos bem sucedidos, somos realizados, mostramos nossa força, mostramos que sabemos organizar o mental do profissional, do tutor e dos animais. Amo minha profissão e respeito meus amigos de profissão, os animais – independente da espécie – e os tutores deste animais. Este é o relato de um coração chamado Medicina Veterinária”, revela a Médica Veterinária Dra. Maria da Glória Alves Cunha.
Assessoria de Comunicação do CRMV-ES