#FalaZoo: Fábio Pagung
Durante o ensino médio, passava minhas férias na propriedade dos meus avós no município de Itueta, em Minas Gerais. Foi ali onde tudo aconteceu! Me apaixonei pelos animais, especificamente pela atividade de Pecuária Leiteira, e foi quando me identifiquei com a Zootecnia.
Em 2003, procurei as principais instituições de ensino que ofereciam o curso no Espírito Santo. Já em 2004, comecei a estudar no Centro Universitário Vila Velha (UVV), hoje Universidade Vila Velha, e depois de muita luta, dedicação e foco nos estudos me graduei no dia 17 de dezembro de 2007. Na colação de grau recebi das mãos do Reitor uma honra ao mérito pelo excelente desempenho durante os 4 anos do curso.
Meu esforço não foi em vão, pois já em 2008 recebi uma ligação por indicação dos meus mestres e doutores para uma entrevista de emprego. O mais gratificante de tudo, foi descobrir que a entrevista era para trabalhar com Pecuária de Leite no Espírito Santo pela Associação de Criadores e Produtores de Gado de leite do ES.
No dia 03 de março de 2018 eu completei 10 anos de empresa com muita satisfação profissional e pessoal por fazer aquilo que mais gosto. Hoje trabalho diretamente com o produtor de leite fornecendo consultoria técnica mensal com foco no gerenciamento econômico, manejo nutricional, reprodutivo e sanitário, além de fazer controle leiteiro oficial de vacas de todas as raças leiteiras e registro de bovinos da raça holandesa e seus mestiços.
Durante esses 10 anos de empresa busquei me aprimorar com visitas técnicas e curso de aperfeiçoamento em qualidade de leite, nutrição de vacas em lactação e implantação do sistema de compost barn, além de fazer uma especialização em Pecuária de leite pela Rehagro.
Fazer Zootecnia foi a decisão mais acertada de minha vida, pois faço o que gosto e gosto do que faço. Costumo dizer para meus amigos, produtores e familiares que meu salário é consequência do meu trabalho, pois estou feliz exercendo minha profissão.
Fábio Bienow Pagung
Zootecnista CRMV 193 ZP