Último dia para inscrição no Cadastro Regional Sudeste de Candidatos à Utilização de Cães-guia do IFES
Termina hoje (10/05) a chamada pública do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) para o Cadastro Regional Sudeste de Candidatos à Utilização de Cães-guia. São convidados a participar do cadastro deficientes visuais residentes no Espírito Santo, no Rio de Janeiro, em São Paulo ou em Minas Gerais interessados em receber um cão-guia formado pelo Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia (CFTICG), do Campus de Alegre. As inscrições devem ser feitas até as 23h59 desta quinta-feira pela internet, no site oficial do IFES.
Para se cadastrar, é necessário ainda ter mais de 18 anos ou 16 anos, se for independente e ter capacidade para exercer os atos da vida civil no momento da convocação para as etapas de seleção.
De acordo com a responsável pelo CFTICG, a professora e mestre em educação Maria Aparecida Zaché, a importância de manter o cadastro atualizado é que o CFTICG irá acessá-lo para iniciar um processo seletivo, sempre que houver a disponibilidade de cães-guias, por meio de edital. “Até o momento tínhamos uma única fonte para buscar pessoas que tinham interesse nos cães-guia, que era o Cadastro Nacional, aberto em agosto de 2014. Quem se inscreveu à época participava, quem não se inscreveu, ficava fora da participação”, explica.
Segundo Maria Aparecida, mesmo possibilitando o cadastro de deficientes visuais de toda a região sudeste, o centro de formação somente pode atender em um raio de 120 km de Alegre e Grande Vitória. “Precisamos desse limite pois só temos recursos logísticos e humanos para alcançar esse perímetro. Fazemos todo um processo de acompanhamento de adaptação durante e após a formação da dupla”, conta.
O processo de treinamento dos cães-guia é “demorado”, afirma Maria Aparecida. Segundo ela, cada cão “demora cerca de dois anos para ficar pronto e ser entregue apto a formar uma boa dupla”.
CFTICG
O Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia funciona em Rive, distrito de Alegre, que fica ao sul do Espírito Santo. O centro foi inaugurado em 2015 e é o único com pessoas habilitadas para realizar o treinamento em toda a região Sudeste.
Quatro outros cães-guia treinados no IFES já foram repassados para deficientes visuais: dois foram encaminhados para pessoas em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro; uma em Manhuaçu, em Minas Gerais; e outro para uma pessoa que reside na Serra, na Grande Vitória.
Acesse AQUI o aviso de chamada pública.
E AQUI, acesse o formulário para inscrição no cadastro.
ASCOM CRMV-ES