Modernização da gestão é destaque durante a Câmara Nacional de Presidentes do Sistema CFMV/CRMVs
A Câmara Nacional de Presidentes reuniu, nos dias 29 e 30 de junho, em Brasília (DF), o Plenário do Conselho Federal de Medicina Veterinária e os presidentes dos CRMVs. A modernização da gestão e a implantação de um novo sistema de cadastro dos profissionais e empresas no Sistema CFMV/CRMVs foram alguns dos assuntos debatidos.
“Dentro de nosso planejamento estratégico, a colaboração e participação de vocês é fundamental para que o processo seja harmônico”, afirmou o presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda, durante abertura do evento.
Orientações sobre a modernização da gestão nos conselhos regionais foram repassadas por Isabela Llurda, da Assessoria de Gestão Estratégica do CFMV. A definição de modelos de gestão e resultados, processos de trabalho, estrutura organizacional, cargos e competências são alguns dos passos para a modernização. Até o momento, doze CRMVs já elaboraram o planejamento estratégico com o auxílio do CFMV e dois já estão programados para este ano.
Sistema de Cadastro
O CFMV também apresentou aos participantes da CNP o andamento do projeto do novo sistema de cadastro dos profissionais e empresas no Sistema CFMV/CRMVs.
A iniciativa do CFMV, que será executada em parceria com os Conselhos Regionais pretende aumentar a confiabilidade e segurança de dados, além de transparência das informações. A ideia é que a nova ferramenta também possibilite aos gestores relatórios mais elaborados, padronização de rotinas e gestão por processos, acesso ao serviço online pelos usuários e maior integração e rastreabilidade de ações e documentos.
Única voz
A atuação conjunta entre o Sistema CFMV/CRMVs vem sendo fortalecida nos últimos anos. Os participantes da Câmara Nacional de Presidentesreafirmaram a importância da presença do responsável técnico e do registro dos estabelecimentos que comercializam animais e produtos de uso veterinário junto aos CRMVs.
A presença de um médico veterinário como RT nesses estabelecimentos continua sendo obrigatória, além de representar uma medida de grande importância para a saúde e o bem-estar animal e da sociedade.
Os integrantes das comissões assessoras do CFMV também compartilharam ações conjuntas construídas com as comissões regionais. O presidente da Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária (CNMEV) do CFMV, Felipe Wouk, falou sobre o trabalho em prol da qualidade do ensino da Medicina Veterinária, entre eles, a Acreditação dos Cursos e a proposta de atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais que, entre outros pontos importantes, exclui a possibilidade de oferta de cursos noturnos na Medicina Veterinária. Na avaliação do CFMV, os cursos noturnos não conseguem oferecer o mesmo nível de qualidade dos cursos diurnos.
As comissões Nacional de Saúde Pública Veterinária; de Meio Ambiente; de Animais Selvagens; de Ética, Bioética e Bem-estar Animal e de Fiscalização, também apresentaram aos participantes da CNP o que vem sendo feito pelo Sistema CFMV/CRMVs para fortalecer a atuação dos médicos veterinários na saúde pública, na área ambiental e de animais selvagens, no bem-estar animal e na fiscalização, respectivamente.
Os presidentes dos Conselhos Regionais também conheceram mais sobre o Seres – Banco de Conhecimento da Medicina Veterinária e Zootecnia e sobre o Projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem, iniciativas do CFMV para colaborar com a formação e atualização dos profissionais.
Fonte: Assessoria de Comunicação do CFMV