Em homenagem ao dia do estudante: Maria Luíza tem uma história de superação e inspiração na medicina veterinária
Maria Luíza, estudante do 2º período de Medicina Veterinária, é um exemplo inspirador de superação e dedicação.
A jovem, que enfrenta a deficiência auditiva, encontrou na medicina veterinária uma forma de retribuir o conforto que os animais lhe proporcionaram durante crises de ansiedade.
“Quando eu era jovem e estava com crises de ansiedade, chorando e tremendo, percebia que meus cães e gatos se aproximavam de mim e isso me acalmava muito. Esse gesto deles me inspirou a seguir a carreira de médica veterinária”, afirma Maria Luíza.
Desde cedo, Maria Luíza foi incentivada a desenvolver suas habilidades sociais através da fonoaudiologia.
Na universidade, ela enfrentou desafios significativos, especialmente na falta de adaptações adequadas para seu aprendizado.
“No primeiro período da faculdade, o conteúdo era muito extenso e não havia intérprete. Os professores precisaram reduzir o conteúdo, e com isso, consegui me sair bem nas provas”, explica.
A busca por melhores condições de aprendizado levou a mudanças importantes na faculdade. Maria Luíza conseguiu que fosse disponibilizado um intérprete de Libras, o que melhorou seu rendimento acadêmico e ajudou a integrar os professores no processo educacional.
“Com a ajuda do intérprete, pude assimilar melhor os conteúdos e melhorar meu desempenho acadêmico. Os professores também foram auxiliados no processo”, ressalta.
Além das melhorias estruturais, Maria Luíza destacou a empatia e a solidariedade que encontrou entre seus colegas e professores. “Na faculdade, muitos amigos e professores têm interesse em aprender Libras para melhorar a comunicação. A empatia é evidente e todos se esforçam para ajudar”, comenta.
Maria Luíza tem a esperança de que as portas do ensino superior se ampliem para pessoas com deficiência. Ela deseja inspirar outras pessoas a lutar pelos seus sonhos e provar que a deficiência não deve ser um obstáculo.
“Quero conhecer outros surdos no curso de Medicina Veterinária e mostrar que somos capazes de realizar nossos objetivos. Pretendo incentivar outras pessoas por meio de palestras e redes sociais, mostrando que nada deve nos impedir de alcançar nossos sonhos”, afirma.
Ela também observa que as pessoas com deficiência frequentemente ocupam posições menores no mercado de trabalho e deseja mudar essa realidade.
“Precisamos acreditar em nossos sonhos e saber que nada pode nos limitar. A deficiência está na cabeça das pessoas, e podemos alcançar nossos objetivos se não deixarmos que isso nos impeça. Devemos ocupar todos os espaços que ainda não habitamos”, conclui Maria Luíza.
A trajetória de Maria Luíza é um testemunho de perseverança e um chamado à ação para criar um ambiente mais inclusivo e acessível para todos.
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo (CRMV-ES) está de portas abertas para a futura profissional Maria Luiza e outros que irão surgir através do exemplo de força e determinação da estudante.
Confira o vídeo na íntegra em nosso perfil no instagram: https://www.instagram.com/p/C-pyg8zvaTO/