Reunião na Secretaria de Estado da Saúde discutiu sobre vigilância da febre amarela no Espírito Santo
O médico veterinário Gilton Luiz Almada coordenou durante a tarde desta segunda-feira (23/01) a reunião organizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para debater sobre a vigilância da febre amarela no Estado do Espírito Santo.
Houve a contribuição no debate por parte de vários médicos veterinários presentes, como os representantes do CRMV- ES, Conselheira Aline Alvarenga e o Presidente da Comissão de Saúde Pública, Vicente Penteado Viziolli.
O Presidente do CRMV-ES, Luiz Carlos Barboza Tavares, defendeu a urgente necessidade de que as prefeituras contem com médicos veterinários em suas secretarias para que estes possam contribuir com a vigilância e controle da febre amarela, especialmente porque esse trabalho envolve atividades privativas do médico veterinário, como o exame e necrópsia de animais, dentre outros.
Por fim, o presidente colocou à disposição do Secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, os canais de comunicação do Conselho para contribuir com as ações daquela Secretaria, buscando a mobilização dos profissionais e deixando a possibilidade de uma parceria para a realização de eventos de capacitação a todos os envolvidos nesta questão.