6 de julho: Dia Mundial das Zoonoses
Nesse dia 6 de julho, o CRMV-ES celebra o Dia Mundial das Zoonoses e reforça a importância do médico-veterinário no combate às enfermidades transmitidas entre animais e seres humanos (Zoonoses).
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS/ONU), 60% das doenças infecciosas humanas e 75% das novas doenças que infectaram os seres humanos nas últimas décadas, têm origem nos animais.É cada vez mais comum que doenças migrem de uma espécie hospedeira para outra e se espalhem na população humana, em meio ao crescimento das cadeias de agricultura e abastecimento alimentar.
Algumas das zoonoses mais comuns aqui no Brasil são: a Raiva, a Leptospirose, as Leishmanioses, a Toxoplasmose, a Esporotricose, a Febre Amarela, a Dengue, a Malária e a Doença de Chagas dentre muitas outras.
O médico-veterinário é um dos atores mais importantes na prevenção e no combate a essas doenças, assegurando assim a saúde da população humana e animal. Seu trabalho é fundamental para o desenvolvimento da humanidade no aspecto cientifico, nutricional, sanitário, agindo em perfeito equilíbrio com o meio ambiente e com os animais que aqui habitam.
Com tudo isso, reforçamos que o médico-veterinário é um profissional indispensável para o sucesso das ações desenvolvidas no conceito da Saúde Única.