53 novos médicos veterinários e zootecnistas do Espírito Santo receberam carteira profissional
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo (CRMV-ES) recebeu nesta tarde de segunda-feira, dia 19 de março, 53 novos profissionais, sendo 51 médicos veterinários e 2 zootecnistas, para Cerimônia de Entrega de Carteira Profissional.
A cerimônia foi liderada pelo atual presidente do CRMV-ES José Carlos Landeiro Fraga (Cacau), acompanhado da tesoureira em exercício Daniele da Costa, e teve a participação do presidente eleito, que assumirá a gestão da autarquia em abril, Marcus Campos Braun. Estiveram presentes também o secretário-geral em exercício Alexandre Câmara dos Santos, o tesoureiro eleito Victor Espíndula Bauer Gava Milanez e o conselheiro efetivo eleito Anderson Márcio Borsoi Chagas.
Além de receberem aos boas-vindas do presidente, os novos inscritos no conselho receberam orientações quanto ao exercício legal da profissão, a prática das atividades pautada no Código de Ética do Médico Veterinário e do Código de Ética do Zootecnista, e sobre o trabalho fiscalizador do conselho.
“A entrega de carteira deve ser precedida por uma orientação ao profissional sobre a função do Conselho e sobre o Código de Ética. Nós também falamos hoje sobre as penalidades recorrentes neste ano e as penalidades que envolvem a cassação do diploma do médico veterinário e do zootecnista. É um alerta para os novos profissionais. É primordial que os novos médicos veterinários e zootecnistas tenham conhecimento sobre a legalidade das profissões, no que tange a Lei Federal 5.517/68 e a Lei Federal 5.55068, e os códigos de ética”, disse Landeiro.
Após apresentação dos temas e orientação quanto a legislação, o presidente atual deu a palavra ao presidente eleito Marcus Braun. Além de se colocar à disposição dos profissionais, Braun reforçou o compromisso que os médicos veterinários e zootecnistas devem ter com o Código de Ética.
“Nós tivemos acesso à legislação e ao código de ética no início do curso de medicina veterinária. Mas é importante termos esse momento de relembrar as leis que regem nossa profissão”, afirma a médica veterinária Gabriela Espíndula de Mattos Coutinho. Ela formou-se no segundo semestre de 2017 na Universidade Vila Velha (UVV). Segundo ela “é perceptível que muitos profissionais não seguem à risca a legislação e um exemplo disso é a publicação de valores de serviços nas redes sociais. Por isso, é importante reforçar.”
Assessoria de Comunicação do CRMV-ES