486ª Plenária Ordinária: CRMV-ES planeja capacitação de Responsáveis Técnicos atuantes em prefeituras
A ação será voltada para servidores de municípios que atuem em projetos de esterilização animal
Na manhã desta terça-feira (11), o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Espírito Santo (CRMV-ES) realizou a 486ª Sessão Plenária Ordinária. Dentre as pautas do dia, esteve em destaque o projeto de capacitação de médicos(as)-veterinários(as) que atuam como Responsáveis Técnicos (RTs) das prefeituras municipais promotoras ou participantes de programas ou projetos de controle populacional de animais de rua, como o programa estadual PetVida.
PetVida é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA), com o objetivo de gerenciar as populações de cães e gatos em situação de vulnerabilidade ou abandono, e promover o bem-estar e a proteção dos animais no Estado do Espírito Santo. A adesão dos municípios ao programa não é obrigatória. Alguns optam por outras formas de fazer o controle.
Para a capacitação dos servidores ser eficiente e direcionada, o CRMV-ES iniciou um mapeamento dessas prefeituras e de como estão sendo realizadas as ações de controle populacional em cada local. A capacitação, com intuito de instruir e aprimorar a qualidade dos serviços prestados, está prevista para 2025, em data a ser definida. Mais informações sobre a ação serão divulgadas em breve.
Na reunião, também foram avaliadas denúncias recebidas e deliberadas as instaurações de processos éticos de ofício, após diligências da fiscalização do CRMV-ES.
Além disso, foram deliberados processos administrativos tanto sobre registro de novos médicos-veterinários, zootecnistas e registros de estabelecimentos, quanto sobre cancelamento de registros.
Estiveram presentes o presidente do CRMV-ES, José Carlos Landeiro Fraga, a secretária-geral, Nátali Barbosa Faria, e o tesoureiro, Augusto Marchon Zago, além do Procurador-geral do Conselho, Felipe Gomes Sarmento. Também participaram os conselheiros efetivos Tatiana Sacchi, Fransérgio Rocha de Souza, Gabriela Gabriel de Almeida e Marco Antonio da Rocha Ferreira (remoto). E os conselheiros-suplentes Bruna Alves Devens (remoto), Thaiz de Deco Souza e Thiago Oliveira de Almeida.
A reunião plenária é mensal e nela são debatidas e votadas decisões em prol da Medicina Veterinária, da Zootecnia e da sociedade capixaba.
➡️ Siga o Instagram do Conselho para ver dicas sobre esse e outros assuntos, informações sobre eventos e cursos de RT, fiscalizações, resoluções, novidades e mais: @crmves