17 de junho – Dia da Medicina Veterinária Militar
O Médico-Veterinário militar é um profissional multifacetado: atua na garantia da biossegurança dos quartéis e das operações, no controle das zoonoses e na preservação ambiental, além de zelar pela saúde e bem-estar dos animais que participam das missões e pelo controle de qualidade da água e dos alimentos consumidos pelas tropas.
A atividade do veterinário no contexto militar evoluiu ao longo da história, adaptando-se às novas características de combate. Exército, Marinha, Aeronáutica, Policia Militar e Organização das Nações Unidas (ONU). Cada um dos militares nestas instituições conta com uma estrutura de ação diferente. O Exército Brasileiro, por exemplo, conta com o reforço de cães treinados para guarda e para a detecção de explosivos e agentes biológicos e químicos. Entende-se, então, a importância do médico-veterinário que também é responsável pelo manejo, reprodução e atendimento clínico-cirúrgico de equinos.
Outro exemplo são os médicos veterinários militares brasileiros que integram diversas missões da Organização das Nações Unidas (ONU) pelo mundo e, graças a esses profissionais, as tropas brasileiras atuam na luta contra zoonoses como a malária, a raiva e a leishmaniose.
Com informações do CFMV.